MARCOFILIA DE PORTUGAL E COLÓNIAS

por Paulo Sequeira

      rorizsequeira@gmail.com

 

 

Esta página de filatelia tem por objectivo divulgar a Filatelia Portuguesa e em especial a Marcofilia, isto é, os carimbos e marcas utilizadas nos objectos postais. No entanto, dada a vastidão do assunto, a atenção principal está centrada na inutilização dos selos postais, onde as obliterações têm um papel principal.

 

 pt 1ref nom ovar pt 1ref 111 sepia pt 1ref dcd oliveira reg alijo nom barcellos pt grev chamusca

 

O precursor da Marcofilia Portuguesa e talvez o primeiro coleccionador desta modalidade, foi o italiano Constantino Salvi, que editou em 1929, um precioso livrinho sobre obliterações: “Postmarks of Portugal”, da S.H. Wright & Co.. Com muitas imprecisões e lacunas, decorrentes do estado embrionário da Marcofilia Portuguesa, relata que se deparou com o desconhecimento geral do assunto junto dos coleccionadores e comerciantes filatélicos da época.

Anos mais tarde, Guedes de Magalhães publicou inúmeros trabalhos, materializando uma notável obra tornando-se assim o pai da Marcofilia de Portugal e Colónias e o autor de referência nesta área.

 

A origem desta página derivou do meu interesse nesta área de coleccionismo, aliado aos meus artigos sobre Marcofilia, publicados no boletim do Clube Filatélico de Portugal entre 2005 e 2006. Rapidamente senti a necessidade da sua actualização com as inevitáveis novidades e descobertas.

Outro motivo foi a existência tímida de artigos antigos e escassos trabalhos sobre a Marcofilia das colónias, em especial da Guiné, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Só recentemente em Julho de 2009 a grande lacuna referente a Moçambique foi preenchida pelo enorme trabalho de sistematização feita por Altino Silva Pinto.

 

         

 

Ao contrário das colónias Africanas, as Asiáticas encontram-se bem estudadas com a colaboração inicial de Guedes de Magalhães em todas elas. Os trabalhos de Macau culminam com um importante livro “MACAU POST & CANCELS” da China Philatelic Association de 1999. Por outro lado, a Índia Portuguesa teve em John Dahl um estudioso que publicou em 2000 um estudo mais detalhado e que Umesh Kakkeri em 2003 conseguiu aperfeiçoar, adicionando mais informação no seu livro “Postal History of Portuguese India”.

 

Para continuar a melhorar o conteúdo aqui apresentado e de modo a constituir um repositório útil para o coleccionador, conto com a colaboração de todos os interessados neste assunto.

Todo o interesse despertado, colaboração e discussão filatélica serão bem-vindos!

 

 

 

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PÁGINA

 

A informação principal será o conjunto de estudos por tipos de carimbo de Portugal e o estudo das obliterações das Colónias Portuguesas. Tem a capacidade de ser dinâmico, nomeadamente com as actualizações que surgirem e para que tal aconteça é inevitável a colaboração de todos.

 

As versões serão criadas com números abaixo de 1.0 (correspondentes à fase de construção) enquanto não tiver concluído a inclusão de tudo o que conheço e feita a compilação da informação que disponho. Mais tarde será dada como final e começará na versão 1.0.

 

Muitas das imagens aqui apresentadas foram retiradas da internet, em leilões diversos, fórum Selos Postais e outros. Para aqueles que colaboraram com as suas peças e correspondentes imagens, o meu agradecimento. Um agradecimento especial ao Clube Filatélico de Portugal, pelo seu grande trabalho no empenho do desenvolvimento da Filatelia Portuguesa nestes últimos anos com as suas interessantes e dinâmicas actividades Filatélicas, onde se destacam o Troféu Dias Ferreira, as Palestras Filatélicas, os Leilões e o Boletim de importância única no panorama nacional.

 

Paralelamente existem áreas de disponibilização de links, artigos e exposição de colecções que estão abertas a quem quiser participar, com preferência na área da Marcofilia.

 

 

 

Lisboa, 2010/01/12

 

 

 

 

v1.0 Data actualização 2010/01/13

free counters

Website counter